
Dra. Carolina CyrineuPsicóloga Clínica Psicoterapeuta
CRP-SP 06/189.960
R$ 250,00 / 1 h
Crédito, Débito e PIX
Agendar Consulta







Santos (Flex)
Avenida Ana Costa, 228 - 21º Andar - Gonzaga, Santos - SP
*Dias disponíveis para atendimento:
"O não sentir já é sentir". TCC-DBT-ACT
Idades que atende: A partir de 6 anos
Retorno: Sem retorno gratuito
Experiência em
- Psicologia Clínica; Psicopatologia (Transtornos Mentais); Psicologia Organizacional; Psicologia Escolar
- Terapia Comportamental Dialética (DBT); Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT); Psicologia Positiva; Terapia Cognitivo-Comportamental Clássica (TCC)
- * Crianças (a partir de 6 anos) * adolescentes * adultos.
Foco de tratamento
- Ansiedade
- Depressão
- TDAH- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
- Transtorno de personalidade borderline
- Bipolaridade
- TOC- Transtorno obsessivo-compulsivo
- Estresse
- TEPT- Transtorno de Estresse Pós-traumático
- Habilidades Sociais
- Altas Habilidades e Superdotação
- Alta Performance: esportes, vestibulares, concursos, gestão.
- Luto
- Dores Crônicas
- Relacionamento
- Questões do cotidiano
- Regulação Emocional
Formação
Faculdade Focus (Focus)
Especialização
Conclusão em 2025
Faculdade Focus (Focus)
Pós graduação em Terapia Cognitivo Comportamental
Conclusão em 2024
Faculdade Focus (Focus)
Pós-graduação em Especialização em Neurociência, Comportamento e Psicopatologia
Conclusão em 2023
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
Psicologia
Conclusão em 2022
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Pós-graduação em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização
Conclusão em 2019
Universidade Metodista de Piracicaba
Mestrado em Ciências
Conclusão em 2005
Mais informações
A Psicologia Baseada em Evidências é um método de tomada de decisão clínica, que tem por fundamento 3 pilares: 1.º) as evidências científicas mais atuais disponíveis na literatura sobre a eficácia de determinado tratamento; 2.º) a experiência clínica e os conhecimentos teóricos do profissional; 3.º) aspectos socioculturais e preferências pessoais paciente. Por ex: para Transtorno de Personalidade Bordeline, o padrão-ouro de tratamento (segundo a APA - Associação Americana de Psiquiatria) é Terapia Comportamental Dialética (DBT, que é uma Terapia Cognitivo- Comportamental de 3.a Onda ou Geração, desenvolvida por Marsha Linehan) e medicação psiquiátrica. Para depressão, TOC, fobias, etc. o padrão-ouro de tratamento é Terapia Cognitivo-Comportamental Clássica (TCC, fundada por Aaron Beck) e medicação psiquiátrica. Para luto, dores crônicas, ideação, desregulação emocional grave, o padrão-ouro é a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT - que é uma Terapia Cognitivo-Comportamental de 3.a Onda, criada por Steven Hayes). Assim, conforme os princípios da PEB, pauto meus atendimentos clínicos pela melhor e mais atual Evidência Científica para aquele determinado caso; e sempre considerando a cultura pessoal dos pacientes. Feliz, neste belíssimo Consultório, hoje vivo meu propósito de auxiliar no desenvolvimento de pessoas queridas!
Dúvidas?
Você atende por Convênio Médico?
Para nós, é prioridade que o Atendimento seja de Excelência. Para tanto, prezamos por princípios e valores que, muitas vezes, podem se tornar incompatíveis com as propostas dos convênios. Assim, optamos por Atendimento somente Particular.
Qual sua abordagem?
Terapia Cognitivo-Comportamental, sob a lupa da Psicologia Baseada em Evidências (Científicas). Ademais, atuo com a DBT e a ACT.
Quanto tempo dura a Terapia? 20 anos?
Não. Para a TCC, abordagem em que atuo, o objetivo maior é que você desenvolva as habilidades (ferramentas) emocionais, cognitivas e Comportamentais, ao longo das sessões de Psicoterapia, que em determinado momento, seu raciocínio estará tão "afiado", que não precisará mais de terapia! Ou seja, o objetivo maior da TCC é que o paciente "se torne seu próprio terapeuta", no sentido de adquirir e desenvolver tantas habilidades, que consiga resolver por si mesmo(a) os desafios da vida, sem precisar mais de terapia. Momento este em que o paciente recebe a "alta" por parte da Psicóloga e pode encerrar a terapia, pois está apto(a) a seguir sozinho(a). Portanto, a TCC é uma Terapia considerada "curta" em relação às demais abordagens. Os protocolos/tratamentos da TCC podem durar de 3 meses a 2 anos, em média. Tudo depende das demandas do paciente, seu momento de vida, sua participação e assiduidade na terapia, etc. São fatores que influenciam no tempo e nos resultados.
Quantas vezes por semana a Terapia?
Geralmente, 1x por semana. Sessões de 50 a 60 minutos.
Uma criança pode ter depressão infantil?
Sim, é possível sim. Faz-se necessário avaliação e acompanhamento por profissionais, para analisar cada caso certinho. Mas pode ocorrer.
A perda de um animal de estimação pode ser "luto prolongado"?
Tecnicamente, não. O "luto prolongado" está descrito no DSMV-TR, em que não há menção de luto por animal de estimação, apenas perda de de pessoas. Contudo, isso não significa que a pessoa, seja criança, adolescente ou adulto, não esteja em sofrimento! Pode ser considerado "luto" e é importante buscar ajuda profissional para este momento. Muitas vezes, o manejo das emoções pode ser difícil sozinho e a Psicoterapia pode auxiliar.
A pessoa pode adquirir TDAH ou Autismo quando adulta?
Não. Tanto o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), quanto o Transtorno do Espectro Autista são Transtornos do Neurodesenvolvimento! Isso significa que na formação cerebral, quando ainda não haviam nascido, houve um desenvolvimento divergente. Então, são transtornos com as quais as pessoas já nascem. Podem ser percebidos mais tarde, aos 3 anos, aos 6, na idade escolar, por exemplo. Ou mesmo, na fase adulta. Como muitos diagnósticos de adultos têm ocorrido, na vida adulta, as pessoas podem ter tido esta impressão de "aquisição posterior". Contudo, são transtornos do Neurodesenvolvimento, cuja descoberta pode ocorrer em quaisquer fases da vida.