
Dr. Fábio Augusto Vieira GonçalvesPsicólogo Clínico Psicoterapeuta
CRP-SP 06/215796
R$ 110,00 / 55 min
Crédito, Débito e PIX
Agendar Consulta






Paulista
Avenida Paulista, 2064/2086 - 21º Andar - Bela Vista, São Paulo - SP
*Dias disponíveis para atendimento:
Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Avaliação Psicológica.
Retorno: Retorno gratuito definido caso a caso pelo profissional
Experiência em
- Psicologia Hospitalar
- Psicologia Clínica
- Avaliação Psicológica
- Terapia Cognitivo Comportamental
- Testagem psicológica
- Psicoterapia
Foco de tratamento
- Terapia Cognitivo-Comportamental
- Relacionamentos
- TCC
- Psicoterapia
- Transtornos de ansiedade
- Transtornos de humor
- Personalidade
- Avaliação psicológica
- De pressão
- Dependências
- Medos e fobias
- Cirurgia bariátrica
- Laqueadura e vasectomia
- Avaliação para transplantes
- Dificuldades de ajustamento e adaptacao
- Psicoses
- TDAH, Autismo, aprendizagem
- Avaliação de memória, atenção, desenvolvimento, funções executivas
- Neuropsicologia
- Insônia
- Transtornos alimentares
Formação
PUCPR
Especialização em terapia cognitivo comportamental
Conclusão em 2025
Centro Universitário das Américas (FAM)
Psicologia
Conclusão em 2024
Mais informações
Especialista em Psicopatologia pela PUC PR, especializando em Terapia Cognitivo Comportamental e Avaliação Psicológica com Ênfase na Saúde e Hospitalar também pela PUC PR. Sou psicólogo clinico atuante em psicoterapia e avaliação psicológica (utilizando-se de anamneses, entrevistas, testes e outros instrumentos psicológicos, para identificação e levantamento de sinais e sintomas e respectivos resultados e para delimitar e aplicar o tratamento adequado a cada caso).
Dúvidas?
Como funciona a psicoterapia na abordagem TCC?
A psicoterapia na abordagem cognitivo comportamental se estrutura a partir de uma relação colaborativa e diretiva entre psicólogo e paciente. Visa identificar e trabalhar com pensamentos e crenças disfuncionais que causam padrões de sofrimento psíquico ao paciente em todas as esferas de sua vida. O objetivo, dentre vários, é reestruturação cognitiva e fornecer recursos psicológicos ao paciente a fim de diminuir seu sofrimento clinico.
Quantas sessões são ao todo?
Depende do quadro clínico e demanda individualizada de cada paciente. Nas primeiras sessões o objetivo é conhecer o paciente, sua história de vida e fontes e fatores que estejam gerando dificuldades ao paciente em diversas esferas de vida. Após, as sessões vão se ajustando e estruturando conforme queixas trazidas, mas também há uma estrutura definida a partir da conceitualização de casos, com propostas de técnicas cognitivas e comportamentais, diálogo, escuta empática e qualificada até se chegar no momento de resolução, prevenção de recaídas e aquisição de recursos fornecidos ao paciente para lidar com questões de vida.
Como é feita a avaliação psicológica e pra que serve?
A avaliação psicológica é um processo sistemático, científico e estruturado de avaliação do funcionamento psicológico do indivíduo, podendo ser usados instrumentos como testes e outras fontes complementares, bem como entrevistas para tanto. Se destina a diversos contextos como autoconhecimento, para fins de cirurgia bariátrica, porte de armas, concursos públicos etc.
Quais são as etapas do processo de avaliação psicológica?
O processo se inicia com entrevistas iniciais de anamnese e coleta de dados. Após, é feito o levantamento da demanda e o que se deseja avaliar dentre construtos como personalidade, funções cognitivas, funcionamento psíquico e outros temas pontuais de cada caso, seguindo pela utilização de instrumentos diversos como testes, inventários, observação entre outros até se chegar ao momento da conclusão com devolutiva e laudo seguindo todas as diretrizes e normas do Conselho Federal de Psicologia.

