
Dra. Luciana Telles PinheiroPsicóloga Clínica Psicoterapeuta Psicopedagoga
CRP-SP 06/73457
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Transforme sua vida com uma avaliação neuropsicológica personalizada, promovendo autoconhecimento e desenvolvimento.
Sobre Dra. Luciana Telles Pinheiro
Graduada em Psicologia (Teoria Cognitivo Comportamental- TCC) pós graduada em Neuropsicologia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSC - SP
Gênero: Feminino
Retorno: Sem retorno gratuito
Experiência em
- Neuropsicologia
- Reabilitação
- Educação Inclusiva
Foco de tratamento
- Na neuropsicologia, as principais condições clínicas e áreas de atuação geralmente incluem: 1. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Avaliação e intervenção para melhorar atenção, controle inibitório e funções executivas. 2. Transtorno do Espectro Autista (TEA): Intervenções focadas em desenvolvimento social, comunicação e habilidades adaptativas. 3. Transtornos de Aprendizagem (como dislexia, disgrafia e discalculia): Diagnóstico e suporte educacional para dificuldades de leitura, escrita e cálculo. 4. Déficits Cognitivos Relacionados ao Envelhecimento e à Demência: Avaliação de memória, orientação e outras funções cognitivas, além de suporte para cuidadores. 5. Lesões Cerebrais Traumáticas: Reabilitação de funções cognitivas, como atenção, memória e funções executivas. 6. Acidente Vascular Cerebral (AVC): Avaliação e reabilitação neuropsicológica para recuperar habilidades perdidas ou compensar deficiências. 7. Transtornos de Humor e Ansiedade: Intervenções para melhorar o funcionamento cognitivo e emocional em pessoas com depressão, ansiedade e transtornos de regulação emocional. 8. Epilepsia: Avaliação pré e pós-cirúrgica para mapear funções cognitivas e planejar intervenções. 9. Paralisia Cerebral e Outras Condições Neurológicas: Intervenções para desenvolver habilidades adaptativas e potencializar o aprendizado. Essas áreas de atuação envolvem avaliação neuropsicológica detalhada, elaboração de planos de intervenção personalizados e colaboração com outros profissionais para um tratamento multidisciplinar.
- Na reabilitação neuropsicológica, o foco está em restaurar, compensar e adaptar funções cognitivas prejudicadas por condições neurológicas. As principais áreas e objetivos de atuação incluem: 1. Funções Executivas: Estratégias para melhorar planejamento, organização, controle inibitório e tomada de decisão, especialmente em casos de TDAH, lesões cerebrais e demências. 2. Memória: Treinamento de memória com técnicas compensatórias (como uso de agendas e lembretes) para condições como demência, AVC e lesão cerebral traumática. 3. Atenção e Concentração: Exercícios para aumentar a capacidade de foco e sustentação da atenção em indivíduos com TDAH, traumatismo cranioencefálico e outras condições. 4. Linguagem: Terapias para melhorar habilidades de compreensão e expressão verbal, especialmente em casos de afasia após AVC ou traumatismo cranioencefálico. 5. Percepção Visual e Visuoespacial: Treinamento para reconhecer e se orientar no ambiente, frequentemente indicado para pacientes com AVC ou traumas que afetam habilidades visuoespaciais. 6. Regulação Emocional e Controle Comportamental: Intervenções para ajudar no manejo de emoções e comportamentos, com foco em pessoas que apresentam dificuldades de autorregulação (TDAH, TEA, entre outros). 7. Habilidades Sociais e Interação Social: Treinamento para desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, voltado especialmente para TEA e outras condições que afetam o comportamento social. 8. Capacitação para Atividades da Vida Diária: Treino para retomar a independência em atividades como autocuidado, manuseio de dinheiro, organização da rotina, indicado em casos de demência e déficits cognitivos. 9. Plasticidade e Neuroadaptação: Exercícios para promover a neuroplasticidade, adaptando o cérebro a novas formas de processar informações e realizar tarefas, especialmente após lesões. A reabilitação neuropsicológica é realizada por meio de um plano individualizado, com objetivos específicos, técnicas de compensação e adaptações, visando maximizar a autonomia e a qualidade de vida do paciente.
- Na área de Educação Inclusiva, o foco é promover um ambiente escolar acessível e acolhedor para todos os estudantes, respeitando suas necessidades e potencializando seu desenvolvimento. As principais áreas de atuação e estratégias incluem: 1. Adaptação Curricular: Ajustes no currículo para atender às habilidades e necessidades específicas dos alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem, permitindo que todos acessem o conteúdo educacional. 2. Plano de Ensino Individualizado (PEI): Elaboração de planos de ensino personalizados que definem objetivos e estratégias específicas para o desenvolvimento acadêmico e social de cada aluno com necessidades especiais. 3. Treinamento de Professores e Equipe Escolar: Formação contínua para capacitar educadores na implementação de práticas inclusivas e na compreensão das características de alunos com diferentes necessidades. 4. Ambientes e Materiais Adaptados: Criação de ambientes físicos acessíveis e uso de materiais e tecnologias assistivas (como lupas, tablets com aplicativos específicos, leitores de tela) para facilitar o aprendizado. 5. Inclusão de Alunos com Deficiência Intelectual, Física, Visual e Auditiva: Planejamento e uso de recursos e metodologias para assegurar a participação ativa desses alunos, respeitando suas limitações e promovendo a integração. 6. Intervenções para Transtornos de Aprendizagem (como Dislexia): Implementação de práticas pedagógicas e suporte diferenciado para alunos com dificuldades específicas, garantindo que essas condições não limitem o processo educacional. 7. Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Adoção de práticas específicas, como o uso de agendas visuais e apoio à comunicação, para melhorar a participação e o aprendizado desses alunos. 8. Desenvolvimento de Habilidades Sociais: Programas para ensinar habilidades sociais e comportamentos adaptativos, promovendo a interação entre os alunos e o desenvolvimento de uma comunidade escolar acolhedora. 9. Parceria com as Famílias e Profissionais de Saúde: Colaboração com as famílias e com especialistas externos (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais) para oferecer um suporte integrado e eficaz aos alunos. 10. Promoção da Cultura Inclusiva: Criação de uma cultura escolar que valorize a diversidade e promova a empatia, o respeito e a cooperação entre todos os alunos. A Educação Inclusiva tem como objetivo oferecer oportunidades de aprendizagem equitativas, fortalecendo o sentimento de pertencimento e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes, independente de suas condições.
Hospitais
Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Formação
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Especialização Neuropsicologia
Conclusão em 2024
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Pós-Graduação Psicopedagogia Institutional e Clínica
Conclusão em 2010
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Psicologia
Conclusão em 2003
Mais informações
Avaliação Neuropsicológica; Psicoterapia - abordagem TCC; Especialista em Educação Inclusiva; Reabilitação.